A distribuição dos gastos dos americanos sofreu uma enorme mudança no século XX.
No decorrer dos últimos 100 anos, o que chama mais a atenção é a enorme queda percentual dos gastos com o item ALIMENTAÇÃO. (Pra onde foi essa grana?) - Veja no gráfico.
Outro ítem que mudou muito no comportamento dos gastos dos norte americanos, só que no sentido contrário, foi o quesito transportes. Com certeza está diretamente relacionado com a pujante indústria automobilistica que com seu apelo de popularização do automóvel, aliada à do petróleo, causou a migração de recursos do orçamento anual. Além é claro da integração do país através de estradas.
Todo esse conjunto encurtou distâncias, e o que era comodidade, virou necessidade. Daí essa migração de recursos para o ítem transporte (Achei onde foi parar a grana da comida. O pessoal deixou de comer pra comprar e "alimentar" seus carros!) Isso permitiu o crescimento das cidades, de forma "espalhada" aumentando de novo as distâncias.
Interessante foi os percentuais destinados ao Álcool (bebida) nos anos 30 quase some. O que reflete os anos iniciais da lei seca (lembra de um sujeito chamado Al Capone? http://is.gd/5UJ5x).
No gráfico de barras, também em destaque a decada da grande depressão americana pós 1929 (O"Crack" da bolsa de valores - http://is.gd/5UI0L). O que se gastava era realmente o mínimo.
Nos anos 70, imagino a queda no gráfico devido à 1ª crise do petróleo ( http://is.gd/5UHgj ).
Alguém tem um palpite para o que aconteceu com os gastos com VESTUÁRIO?
Desenvolvi esse post apartir desse gráfico divulgado pela Giovanni DraftFcb.
L’etage
-
http://www.letagemagazine.com/you-need-a-password-to-enter-this-billionaire-party-in-miami/
http://www.letagemagazine.com
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário